Ser Benfiquista


SLB VERMELHÃO

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ninguém para o Benfica




Fábio Coentrão
Não estava previsto figurar no «elenco» inicial, mas foi chamado, à última da hora, para render César Peixoto que se lesionou no aquecimento. Os olhares concentraram-se na cabeleira loira do jovem extremo que ia jogar, pela primeira vez, a lateral, nas costas de Di Maria. Fez todo o corredor, num entendimento táctico quase perfeito com David Luiz e Di Maria, tornando o flanco mais activo do ataque dos encarnados. Logo nos primeiros minutos percebeu-se que ia ser uma das figuras do jogo, aproveitando muito bem o espaço vazio à sua frente, uma vez que Patacas só tinha olhos para Di Maria. Recorrendo à sua velocidade, surpreendeu a defesa madeirense com um sprint a puxar pela assistência perfeita de Aimar para depois, com espaço, colocar a bola na bota fulminante de Cardozo para o primeiro golo. No meio de muita luta com Edgar Costa, voltou a aparecer num canto curto para cruzar com precisão para o segundo poste, para Saviola fazer o segundo. A noite estava ganha. Mas ainda havia mais. Novo sprint e nova assistência para o quarto golo da noite.

Di Maria

O espaço que Fábio Coentrão teve para brilhar esta noite deve-o, em grande parte, aos movimentos deste argentino que não sabe estar quieto. Esta noite não marcou, embora tenha tido uma oportunidade soberana para isso, nem fez assistências, mas, quem viu o jogo, tinha a certeza que iria figurar nesta lista de destaques. É ao acelerador desta equipa. Quando carrega no pedal, arrasta toda a equipa atrás dele.
Saviola
Outro jogador que esteve em plano de destaque, sempre em jogo (com excepção no golo anulado), em constantes movimentações, a abrir espaços, a jogar e a fazer jogar. Apresentou o seu cartão de visita com uma excelente abertura para Di Maria que só não resultou no segundo golo porque Bracalli não deixou. Na área, deixa-se marcar para no último instante, num curto espaço de terreno, fugir à sua «sombra» e tentar a sua sorte. Fez um primeiro ensaio com a cabeça a uma recarga a um primeiro remate de Luisão, mas foi rápido demais. À segunda tentativa, não falhou. Num cruzamento largo de Coentrão, surgiu do nada para encostar de cabeça para o segundo do Benfica. Voltou a marcar na segunda parte, ao tornar simples o que Cardozo estava a complicar.


Pablo Aimar

 Não se deu muito por ele, não esteve directamente nos lances dos golos, mas estava sempre presente, lá atrás, a arquitectar a estratégia encarnada. Muitos dos lances de perigo nasceram de um passe do argentino que abria corredores para os «velocistas», como Coentrão, Saviola e Di Maria, explorarem. Quando não havia espaços, lá ia ele, com o drible curto a improvisar uma abertura. Numa dessas insistências, arrancou a grande penalidade que matou definitivamente o jogo. Saiu ao som de intensos aplausos.

 

Acelera Benfica